Dados mostram o impacto da vacinação contra Covid-19 na redução de mortes

    O avanço na aplicação de doses já mostra o impacto da vacinação contra Covid-19 na redução de mortes no país. O Brasil ultrapassou a marca de 60% da população vacinada com, pelo menos, uma dose de vacina contra a Covid-19. Nessa situação são mais de 96,3 milhões de brasileiros, dos 160 milhões com mais de 18 anos. Apesar disso, segundo dados do vacinômetro do Ministério da Saúde, o número de pessoas com ciclo de imunização completo, ou seja, que tomaram duas doses da vacina ou a dose única é de 37,9 milhões de pessoas.

    A partir deste contexto já é possível verificar o impacto da vacinação contra Covid-19 na redução de mortes. O número de casos e de óbitos pela doença caiu cerca de 40%, em um mês, de acordo com dados da plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.Os números consideram a média móvel de casos e mortes de 25 de junho a 25 de julho deste ano. No caso das mortes, a queda é de 42%: passou de uma média móvel de 1,92 mil para 1,17 mil, no período. O número de casos caiu para 42,77 mil na média móvel de domingo (25 de julho), o que representa redução de 40% em relação ao dia 25 de junho, segundo o Ministério da Saúde.

    Leia também – Resultado da vacinação contra Covid-19: queda no número de mortes e na ocupação das UTIs

    Leia também – Saiba o reflexo da vacinação contra Covid-19 no número de internamentos

    Apesar desse resultado, o Ministério da Saúde salienta que é necessário que todos completem o esquema vacinal, ou seja, tomem as duas doses das vacinas contra Covid-19 que possuem esse esquema. Isso faz com que as vacinas sejam de fato eficazes, aumentando a proteção individual e coletiva. “A medida reforça o sistema imunológico e reduz as chances de infecção grave, gravíssima e, principalmente, óbitos em decorrência da Covid-19”, destaca a pasta.

    * Com informações da Agência Brasil

    Leia também – “Sommelier da vacina” e o impacto na vacinação

    Leia também – Posso escolher a vacina contra Covid-19?