O perigo de se tornar invisível, sem perceber

Você já teve a sensação de ser invisível ao falar algo importante e não ser ouvido(a)?

A comunicação concorre com inúmeros fatores que desviam a atenção e, se sentir invisível está ficando cada vez mais comum para muitos profissionais.

Se esse é o seu caso, vale a pena observar se alguma das características abaixo pode ser a razão para a sua fala ficar em segundo plano:

– começar a falar em um momento que o interlocutor está realizando outra atividade;

– ter dificuldade de se posicionar;

– usar a voz com pouca energia e volume baixo;

– falar com a boca quase fechada, impedindo a pronúncia clara das palavras;

– considerar que o seu ponto de vista não é tão importante;

– não saber enfatizar as partes importantes da sua ideia;

– faltar objetividade;

– não conseguir argumentar com segurança.

Algumas dessas características são pontos cegos e por isso, acabam passando despercebidos para muita gente. É comum considerar culpado quem não ouve com atenção. De fato, pode até ser, mas nem sempre. Geralmente a culpa está nos dois lados: quem fala e quem ouve.

Por isso, devemos procurar falar bem sempre e ouvir com interesse. Rever a forma de se comunicar é essencial em tempos de tantas mudanças. Se falar com a máscara dificulta a compreensão, adaptar-se à fala em frente as telas do computador e celulares também requer o desenvolvimento de novas habilidades.  

Como se comportar em reuniões online e qual o momento certo para falar?

Uma grande vantagem das atividades presenciais é estar em contato com o grupo, interagir, olhar nos olhos, e falar com naturalidade. Nas atividades online, muita gente não sabe ainda como agir e corre o risco de ficar para trás.

Um hábito que se tornou comum nas empresas é a participação em eventos online com a câmera desabilitada. Ainda que em algumas situações específicas seja justificado, sob o ponto de vista da comunicação, é um hábito muito prejudicial. Aliás, essa sim é uma maneira de se tornar invisível rapidamente.

Há um velho ditado que diz: “quem não é visto não é lembrado”. Permanecer com a câmera ativada é uma forma de estar presente, demonstrar interesse e de interagir. A presença é importante. É mais fácil sinalizar a intenção de falar quando você está sendo visto(a). E ao falar, olhar para a câmera para que as pessoas do outro lado tenham a impressão de estarem fazendo contato visual com você.

O cuidado com alguns detalhes ajuda a criar um ambiente de maior proximidade tanto no ambiente online como no presencial.

O momento que vivemos trouxe muitas novidades e mudanças na comunicação, que exigem constante reposicionamento de todos nós.

Manter-se atento(a), observar e assumir a atitude correta nas diferentes situações vivenciadas ao longo do dia é uma maneira saudável de poder falar com a segurança de ser ouvido(a) com atenção. 



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